A internet muitas vezes nos traz talentos puros. É o caso de Lorenzo Viotti, maestro inspirador, sem vaidades - podendo tê-las todas, já que pinga talento – e ter talento de sobra para montar uma ópera é complexo. Ele domina as partituras, canta com os protagonistas, troca impressões com o diretor de montagem, discute a percepção, a interpretação do texto dramático na música.
Com tantos e repetitivos “Fala galera do YouTube”, poder usar a internet para acompanhar o making off de uma montagem como essa é um privilégio – o Bug Latino precisava compartilhá-lo com todas as pessoas que amam música e conhecem a potência de um texto de Shakespeare. Vozes perfeitas, performances aguçadas, debates acalorados e talento, talento, talento!
Poucas pessoas puderam experimentar o impacto de uma ópera ao vivo. Mas todas as pessoas podem ver o talento de um dos maiores maestros da atualidade – o que fazer, senão aproveitar a oportunidade?
A sensação do som, a compreensão de ser assim e não assado, ver pelos olhos de um grande músico – é uma oportunidade como poucas e todos – inclusive você que nunca viu uma ópera na vida real – precisam aproveitar.
Nos falta trabalhar mais e dar mais experiências à nossa sensibilidade – algo como percebermos que aquilo que a internet repete mil vezes: “seja coach, fique rico sozinho, obtenha vitórias o tempo inteiro” é traduzido na vida real como aprenda a viver coletivamente e seja parte integrante da vida do mundo; seja um colaborador da arte e se enriqueça ao enriquecer o espírito humano. Seja mais íntimo de você mesmo e se some às mãos que constroem o mundo.
Isso, vale o nosso espírito. E de graça, como deve ser.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Para quem trabalha com música, voz, corpo, teatro, ópera, sentimentos, emoções, este é um documentário muito importante. Para profissionais de teatro, musicais, óperas - obrigatório. Lorenzo Viotti é um dos novos gênios do século XXI. Sensacional a todos os níveis – conhecedor, domina a forma como comunica o que sabe e o que precisa construir, um maestro completo, sabe cantar, jovem, bonito. E o principal é que para ele o importante não é ele, nem seu umbigo, seu ego, o principal é o trabalho bem feito, conseguir construir uma ópera sobre Romeu e Julieta que transmita o importante. É um encanto ouvi-lo, acompanhar seu raciocínio, aprender com ele, emocionar-se junto.
A Fundação Gulbenkian é um exemplo mundial de qualidade, de escolha de temas, conteúdos e profissionais estupendos. Eu agradeço a existência de uma fundação como a Gulbenkian e o que sempre constroem e divulgam. É uma das poucas janelas - atualmente - que nos permite voar para o magnífico e para o belo, do mundo e das nossas almas.
Um elenco maravilhoso, num documentário que mostra os bastidores da preparação de uma ópera – algo raro, talvez único. O link do documentário está abaixo.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Ter apenas 10 dias para produzir de raiz uma ópera numa sala de concertos significa um esforço hercúleo de foco e concentração. Foi o que aconteceu em março de 2019 quando a Gulbenkian Música produziu a ópera "Romeu e Julieta" de Charles Gounod. O documentário, realizado por Andrea Lupi e Rafael Matos, acompanha o processo criativo e dá as pistas de dramaturgia para esta versão que contou com a direção musical de Lorenzo Viotti e a encenação de Vincent Huguet.
Realização: Andrea Lupi e Rafael Matos
Link do programa
https://www.rtp.pt/play/palco/p6396/e439294/romeu-e-julieta-entre-as-notas-e-as-palavras