O Brasil pouco ou nada homenageia a língua portuguesa falada por aqui. Estranhamente, a literatura acabou virando uma jogada de marketing onde “consumimos escritores” – não os escolhemos.
Na pandemia as pesquisas na internet se sucedem e procurar o que outros países estão produzindo, além de nos fazerem aqui no Bug, parar de ouvir e ver a quantidade inenarrável de mentiras sobre curas para o Covid que não sejam vacinas, nos levaram para a RTP PLAY, em Portugal. Já criticamos vários documentários brilhantes; hoje, porém, vamos falar de uma série chamada “Herdeiros de Saramago”.
Eu escrevo roteiros de programas seriados (vide buglatino.com) e, apesar de adorá-los, fiquei tão seletiva que é muito difícil que algo seriado me chame a atenção se não for muito bom.
“Herdeiros de Saramago” arrasa. Eu ainda não vi todos os episódios, mas já indico a série. Primeiro porque a gente vê a evolução da literatura no mundo lusófono, com autores de livros de Angola, Brasil, Portugal, etc. Segundo porque, ao invés de mostrar uma biografia careta, “Herdeiros de Saramago” mostra pessoas que são escritores. E tem a calma de ouvir-lhes as histórias. Algumas talvez “ensaiadas”; mas outras, tão espontâneas e joviais...
Nada muito rebuscado, nada que use a literatura como fator de afastamento. Mas o autor, ali – vivendo.
Boas tomadas, boa luz, o áudio natural com ruídos do rio, dos pássaros; o ar sendo cortado pelo som grotesco de motosserra – dá quase pra sentir o cheiro daquele mato.
Nos faria falta ao menos noticiar a existência de brasileiros contemplados, de novos autores, da literatura em movimento – afinal, a coisa da terra plana deveria ser uma peça de ficção e não negacionismo... e a coisa de não termos vacina já deveria ter sido resolvida, se a liderança tivesse alguma responsabilidade...
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Uma série de 11 episódios com os escritores de LÍNGUA PORTUGUESA que tiveram o talento e a honra de ganhar o Prémio Literário José Saramago.
Saramago continuando seu caminho, marcando caminhos. Saramago presente.
E mais uma vez, uma televisão pública apresenta uma série de documentários sobre jovens escritores sensacionais, de LÍNGUA PORTUGUESA. LÍNGUA PORTUGUESA. A literatura sendo estimulada. Divulgada. Falada. Lembrada. Televisão pública, fazendo serviço público. É tão fácil. Eu me pergunto por que razão as outras televisões públicas e privadas não o fazem, sabendo que é o certo, que é importante para a humanidade?
Cada episódio, um escritor premiado. Uma delícia. Cada episódio nos mostra como escritores de extremo talento, têm vidas como você, como você e como você. Talvez eles leiam mais, talvez escrevam mais. Talvez olhem para o que vivem ou para o mundo ou para a vida ou olhem para tudo...e depois decidam escrever sobre isso. Ou aquilo. Por que não faz isso um dia? Dois dias? De vez em quando? Sempre que puder? Acredite que vai ser melhor pessoa. Acredite que vai ser uma delícia ver cada episódio. E ler cada livro. Um bom domingo.
Ana Santos, professora, jornalista
Link onde pode assistir a todos os episódios
https://www.rtp.pt/play/p7972/herdeiros-de-saramago
Ep. 1 - Paulo José Miranda (Portugal)
Ep. 2 – José Luís Peixoto (Portugal)
Ep. 3 – Adriana Lisboa (Brasil)
Ep. 4 – Gonçalo M. Tavares (Portugal)
Ep. 5 – Valter Hugo Mãe (Portugal)
Ep. 6 – João Tordo (Portugal)
Ep. 7 – Andréa del Fuego (Brasil)
Ep. 8 – Ondjaki (Angola)
Ep. 9 – Bruno Vieira Amaral (Portugal)
Ep. 10 – Julián Fuks (Argentina/Brasil)
Ep. 11 - Afonso Reis Cabral (Portugal)
Prémio Literário José Saramago
http://premioliterariojosesaramago.blogspot.com/
Obrigada por me terem feito descobrir estes episódios sobre os escritores de lingua portuguesa que receberam o prémio José Saramago...
Desconheci e já assisti dois ,estão muito bem feitos e adorei ...
Beijinhos e mais uma vez obrigada, vou partilhar ...