
Mais uma vez então, não nas TVs locais, mas na RTVe, espanhola, lá está a técnica aplicada com perfeição – agora com o episódio “El Nuevo Envejecimiento”. Com fluência verbal e extrema simpatia, Pere Estupinyà dá vida à experiência do diálogo, num show de comunicação, mostrando trabalhos científicos de ponta agora falando com extremo otimismo sobre novas formas de envelhecer.
“El cazador de cerebros” mostra com extrema naturalidade que os pesquisadores do mundo estão de olho em pesquisas em torno do nosso DNA, através de iniciativas que envolvem biotecnologia.
Parece difícil? Nem tanto. A montagem é tão bem feita, que os cientistas explicam técnicas apuradas do jeito mais simples do mundo, tendo El cazador, de tempos em tempos, fazendo pequenos resumos pra ninguém se perder.
Não ter sua inteligência menosprezada é mesmo uma experiência incrível. Boa edição, fala fácil, condução natural, com perguntas simples, raciocínio lógico e uma direção admirável fazem com que a nossa “melhor idade” se sinta revigorada ao ponto de questionar: que idade? Que idoso? – num show de novas perspectivas e formas de morar, viver, trocar, trabalhar, criar.
O resultado, eu realmente espero que tenha a utilidade que teve pra minha mente. Nós podemos nos reinventar, reinventar o mundo, criar soluções criativas, responder a desafios. Nós podemos nos unir, ser um coletivo em prol do desenvolvimento humano. Quem quer trocar sangue e porrada na madrugada por evolução, por comunicação, por bom humor, por otimismo? – Fácil... siga o link do programa e mergulhe numa humanidade possível, realizável.
Imperdível.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Uns meses atrás divulgamos um programa muito interessante português, sobre o problema demográfico de Portugal e da Europa. Cada vez mais tempo de esperança de vida, cada vez mais envelhecidos e cada vez menos nascimentos. Um programa sensacional mas com um ponto de vista preocupante e desanimador em relação ao futuro. No final do programa ficava-se com uma sensação de que estamos tendo cada vez mais problemas e insolúveis...
Este programa, fala do mesmo assunto, de uma forma positiva, aliciante, animadora. Vamos viver mais tempo e é cada vez mais possível vivermos melhor. Uma nova forma de olhar o envelhecimento. Um novo ponto de vista na nossa vida e nos nossos objetivos, sonhos, medos. Maravilhoso. Depois de assistir ao programa verá que ficará muito mais animado. Abaixo, o link com o programa completo.
Uma mudança radical no conceito de velhice, na forma como vemos o futuro. E a ajudar, a biotecnologia com descobertas muito interessantes e surpreendentes. Se tem mais de 50 anos, não perca. Vai amar!!! Na verdade, qualquer um vai amar assistir ao programa. Imperdível!
O apresentador é sensacional, muito informado, faz uns resumos de vez em quando e quando está com os entrevistados, sabe dar o espaço e abre a possibilidade de nós, espetadores, aprendermos imenso e de uma forma serena, informal. Os convidados, altamente especializados e fofos, encantadores.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse:
Parece que envelhecer não é mais necessariamente sinônimo de declínio. Os idosos de hoje parecem mais ativos e geram uma economia ao seu redor.
https://www.rtve.es/play/videos/el-cazador-de-cerebros/nuevo-envejecimiento/6507579/