Peça de Teatro “A Alma Imoral” (SESC Casa do Comércio, Salvador, 2025)

Peça de Teatro “A Alma Imoral” (SESC Casa do Comércio, Salvador, 2025)
Perturbadora – o melhor adjetivo que me ocorre para A ALMA IMORAL – adaptação e interpretação de Clarice Niskier para o livro de Nilton Bonder. Desde o nome, a peça causa incômodo porque, em sendo imoral, já nos remete ao que é moral, tradicional, conservador – (brrrr, conservador – a alma de uma menina hiperativa observando um mundo de pessoas tão bem comportadas...) - descobri hoje que minha alma inquieta sempre foi imoral – e me senti bem.
Sou professora de voz teatral e interpretação, além de mil outras coisas correlatas à comunicação humana. O fazer das falas profissionais são coisas rotineiras na minha vida. Mas há anos não saía de um espetáculo sentindo essa espécie de “arrebatamento, êxtase, formigamento interno a caminho da iluminação” como hoje.
A alma é santa e o corpo é que “peca” ou o corpo exerce o que alma – imortal e imoral – o impele a desnudar? E de pergunta em pergunta, Clarice nos conduz a complexos olhares para dentro de nós mesmos, ao olhar com estranho incômodo para o único animal nu que nos perturba pela nudez – nós, os seres humanos. E a cada citação, leitura, piada, parada, rodopio de capa, mais nua a nossa alma fica diante do espelho que somos de nós mesmos e o nosso incômodo não é o nu dela, mas o que vemos desnudo em nós.
Ao olhar o mundo, nesse momento tão estreito; ao olhar o Brasil, em pleno trabalho de parto, forcejando desesperadamente para a largueza dos limites conservadores e anti-tudo, muitas vezes nos sentimos no momento onde a contração cessa por um instante e você tem a intensa sensação de que está vivo, até que outra contração advenha e você deixe de respirar durante sua duração. Bem, eu percebi que continuo viva, hoje.