Exposição “Sintonia” de Menelaw Sete, Salvador - Bahia

Conhecer o trabalho de Menelaw Sete é tropeçar numa criatividade furiosa, capaz de traçar em poucos minutos/pinceladas uma releitura artística de cenas urbanas. Sem dúvida, suas raízes estão em cada momento, em cada fragmento de tela, em cada movimento e inquietude. Conhecer Menelaw e entrar nesse cenário de movimento – que deixa de olhos brilhantes até seu neto – menino pequeno - presente na exposição e vendo aquilo tudo girando, girando ao seu redor.
Há uma força primitiva ali, um poder que não se alcança, mas que nos alcança – como se ele estivesse com o pincel na mão, “pescando olhos que o conseguem discernir”, com cores, cores, traços, traços – ele é o traço porque o traço expressa quem ele é.
Quando se vê uma força assim, nos confrontamos com nossos momentos mais frágeis e nos desafiamos a seguir – pintando olhares novos, saídas – e aí o mundo fica bastante mais palatável porque sem arte, não sabemos como confrontar o mundo mostrando saídas, na verdade.
O Hotel da Bahia by Wish, abriu portas e nos conduziu pelos olhos de Menelaw, esbarrando eventualmente em “grandes outras obras” espalhadas pelas paredes e partes de seu acervo – já apontando Menelaw como mais um autor-morador daquele pequeno grande território artístico. Em muitos momentos vi a seriedade dos olhos de Menelaw, diante da Bahia, depois de já ter percorrido inúmeros países com seu movimento enérgico nas telas – e vi, claramente – ele ainda quer ver mais, mostrar mais. Quase quarenta anos passaram em um segundo e as pistas dessa inquietude continuam nos respingos de tinta do seu All Star. Menelaw é fato consumado e artista contumaz.
Imperdível.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV

Menelaw Sete, representa para mim a alma gentil de Salvador. Um artista repleto de ousadia, coragem, sensatez e bondade. Consagrado nacional e internacionalmente, é gentil com todos. Aos 73 anos mantêm uma jovialidade de dar inveja. Sente-se na sua obra a sua maturidade e, as últimas obras, que fazem parte da exposição, são como o Vinho do Porto em Portugal, melhoram à medida que o tempo avança.
Sempre teve e tem um enorme carinho com o Bug Latino e isso nos honra muito.
Visite a exposição, leve seus filhos, lhes mostre a obra de um baiano que atravessou tempestades e ventos, mas mesmo assim alcançou o patamar dos grandes da Bahia, do Brasil e do Mundo. Seu exemplo deve ser conhecido por todos e deve ser sempre valorizado.
Amo suas obras, amei a exposição.
Imperdível.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Trabalhos recentes que dialogam com memória, afetos e referências visuais construídas ao longo da trajetória do artista.
Local: Hotel da Bahia by Wish - Sala Histórica e Galeria do espaço
Período: A partir de 12 de dezembro de 2025
Curadoria: Rafael Dantas e Jacy Lins
Produção: Dalva Messias
Visitação: Aberta ao público mediante inscrição prévia, feita diretamente na recepção do hotel.
Domingo é dia de exposição de azulejos e de sugestão cultural.
Azulejaria, uma arte milenar que enriquece nossos dias.
Sugestão cultural: uma exposição, um bailado, uma ópera, uma peça de teatro, um filme.
Sempre que possível indicamos filme ou documentário que pode ser visto por todos, na internet.
@buglatino
A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.
#buglatino #treinamentosdedesenvolvimentopessoal #autoconfiança #desenvolvimentopessoal #comunicaçãoprofissional #crescimentopessoal #históriasdesuperação #motivaçãodiária #comunicaçãoeficaz #autoconfiançaeautoestima #habilidadesdecomunicação #falaréimportante #pensaresermelhor

