Doc “Com Causa”( @autoral_filmes, 2025)

É bom podermos nos ver, cada um carregando sua gota de dedicação ao mundo. Belizário Franca e Pedro Nóbrega revivem dentro de nós algo bastante concreto como esperanças – de que o pantanal não pereça, de que as baleias nos salvem, que todas as crianças tenham direito de caminhar, sonhar e de pensar, que as tartaruguinhas que vemos na Linha Verde, aqui na Bahia, contem nossas histórias de sucesso a favor do meio ambiente e que ele – Krenak – seja o nosso educador, no Brasil.
O filme não é muito longo, mas traz pessoas muito marcantes, de discursos poderosos – a começar por Krenak. Mas muitos são tótens de estímulo, como Edu Lyra, Juliana Camargo, Muzoon Almellehan e Paul Watson. Ter o olhar de um animal como uma baleia pousado no seu e saber que ela, ferida, escolhe lhe poupar a vida porque percebe sua intenção de ajudá-la, mesmo que a ação tenha se resultado inútil é uma coisa muito forte. O que estamos fazendo conosco? O que vai sobrar de nós?
Nós do Bug Latino não somos um Instituto, não somos uma ONG, mas trazemos as gotas da nossa contribuição para atuar contra o desnivelamento absurdo da comunicação humana, diante do advento das redes sociais em detrimento de nós mesmos, da vida real. Fiquei me perguntando como uma baleia pode nos ver e nós não conseguirmos fazer o mesmo entre nós? Como o mercado pode ver lucro em produzir as bombas e depois fomentar as guerras, vendo isso apenas como um negócio? Como podemos ter tantas inúmeras perguntas que deixamos de lado todos os dias, em nome do consumo, do medo, da angústia de estar vivo e não conseguir sequer se expressar enquanto falante?
Mergulhando assim, nas nossas águas íntimas profundas, é um documentário ainda mais rico. Mas não deve ser visto, sem alguém que faça as perguntas e deixe sementes. Quando olho para os mais novos, também me pergunto por que quisemos implantar um modelo social onde as crianças simplesmente seriam felizes sempre – sem nenhuma preocupação com o que sabíamos – e sabemos - ser a nossa missão: Evoluir. E evoluir requer tristeza, perda, sofrimento, frustração, riso, pensamento, palavras para que a maturidade nos envolva. Isso deve estar em algum lugar que precisa ser devolvido socialmente, ambientalmente ao mundo. Deve estar em algum lugar que vi dentro dos olhos daquelas pessoas, dos olhos do Bug Latino, dos nossos...
Não percam.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e Tv
Me emocionei várias vezes. Ouvimos depoimentos muito importantes, de pessoas importantes porque se importam com a Terra e com todos os habitantes deste planeta. Eu me pergunto quando vamos entender que os políticos precisam ser obrigados a adquirir conhecimento sobre saúde, educação, ambiente e precisam ter empatia.
Amei o documentário!
Pessoas muito importantes do mundo das O.N.G., ativistas de verdade, como diz o próprio nome do documentário, pessoas com causas.
O depoimento da baleia, o depoimento sobre mutilação genital feminina, o depoimento sobre a onça, o depoimento sobre como uma mãe, mesmo pobre, pode salvar um filho. Tem mil e uma razões para assistir, eu estou apenas a alertar para as que me impactaram mais.
A estrutura do documentário faz lembrar o também excelente documentário “Human”, que pode ser assistido gratuitamente no Youtube – legendado. Uma forma que cativa, que nos mantêm focados. São muitos assuntos, muitos pontos de vista, muitas pessoas fazendo o bem. Fiquei muito feliz por ver também o projeto Tamar, projeto que me deu a oportunidade de um dia ver uma tartaruguinha caminhando em direção ao mar – uma experiência que nunca vou esquecer.
O Bug Latino está na mesma pegada destes ativistas, apenas nosso foco é complementar – tentando manter as pessoas saudáveis, através da manutenção da sua capacidade de falar, dialogar, ouvir, escrever, manter seu ponto de vista, ter opinião, etc.
Em breve o Bug Latino poderá fazer parte de documentários destes, alertando para o quanto adoecemos, aceitando viver pelo ritmo do celular , das redes sociais, dos jogos bet. Consulte o nosso site – buglatino.com – ou nossas redes - @buglatino – ou nosso canal de Youtube.
Também foi maravilhoso sentir que não se está só nesta luta. Estas pessoas fazem coisas grandiosas e nós devemos fazer também, nem que comecemos fazendo pouco. Não interessa se é pouco, é preciso fazer algo, que vira mais um pouco, mais e mais, até fazer a diferença. Se estimule, estimule seus filhos, as crianças e jovens que o rodeiam. Qualquer um pode mudar o mundo, mas para isso, precisa querer e acreditar. Aliás o documentário começa falando isso mesmo.
É imperdível para qualquer ser humano. E obrigatório nas escolas.
Que enorme honra poder assistir a este documentário e colaborar na sua divulgação. Gratidão imensa a Autoral Filmes e à produtora Giros Filmes.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Entre memórias, sonhos, denúncias e reflexões, ativistas do Brasil e do mundo compartilham as causas que movem suas vidas. "Com Causa", de Belisario Franca e Pedro Nóbrega, reúne depoimentos e imagens, que vão da Amazônia à África, da Síria ao Rio de Janeiro. O mosaico criado traz vivências e emoções que aproxima o público do olhar de quem escolheu enfrentar os grandes males de nosso tempo sem nunca perder a esperança.
Direção: Belisario Franca e Pedro Nóbrega
Elenco: Ailton Krenak, Paul Watson, Andrew Solomon, Flavio Canto, Juliana Camargo, Carmen Silva, Edu Lyra, Muzoon Almellehan e Eugenio Scannavino
Produtora: @girosfilmes
Informações: