“Passageiros” / “Passengers” (Youtube, 2008)

Honestamente, nem sei como e por que perdi esse filme. Ele é tão inquietante, me levou a tantos lugares mentais diferentes... e todos eles errados, imagine.
É de 2008, mas filme bom tem idade? E tem um elenco brilhante com Anne Hathaway, Patrick Wilson e muitas outras estrelas. Então, esqueça o calendário de lançamento, aproveite que está no YouTube, é de graça e se jogue na frente da TV.
Toda a ambiência do filme, na verdade é o cenário do filme verdadeiro – aquele que está dentro de cada um de nós e que ultrapassa todos os planos em busca de comunicação, conscientização, conformação, quem sabe? Há sempre pequenos detalhes dissonantes, pequenas cenas incompreensíveis, o que vai te deixar confusa. Você vai desconfiar de muita gente, vai se achar no meio de um filme de ação, de mistério – algo que não parecia estar na sinopse. Mas ultrapasse tudo isso, a sua estranheza e siga a história. Num dado momento, o filme arranca em direção à compreensão do que verdadeiramente está sendo mostrado ali e... é lindo. De repente você está diante de mistérios da vida, nossas ignorâncias, medos, traumas e eles apenas se dissolvem como minúsculas gotas de chuva.
Claire, a personagem de Anne Hathaway, com aqueles olhos enormes, a inclinação de cabeça, te iludem para depois nos despertar – assim! Um estalar de dedos, algo como aquele momento “ahah” da neurociência – e tudo se esclarece e você vê o mundo mais leve, mais colorido dentro de suas loucas voltas e desvarios. Ou seja, um filme imperdível, que se apoia num enredo instigante e uma direção verdadeiramente incrível.
Por isso mesmo, sendo um filme antigo e tudo, não é filme a se perder, sem perder muito mais do que um filme. Porque muitas vezes vemos coisas que se esfumaçam diante de nós, de nossa mente, no minuto seguinte, mas esse filme não é assim.
Veja em família, imagine-se, converse sobre como uma perda pode afetar sua mente ou se você acredita que haja uma mente que esteja além do corpo, que seja maior e mais expansível do que as coisas concretas. Tudo isso vale à pena dizer - inclusive nunca deixar nenhum “te amo” por dizer – todos eles farão falta, na eternidade...
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Que filmão!!! Pensar que o perdi no cinema, me deixa com imensa pena. Ao mesmo tempo, penso que não o iria compreender tão bem como agora. Tem uns aninhos, 2008, mas é atual, sempre será.
Um roteiro espetacular porque nos cola ao écran durante o filme inteiro. Leva o nosso pensamento para onde quer, nos faz pensar o que quer. Que roteiro. Uau! Ficamos o filme praticamente todo considerando que o filme é de suspense. E se não for? E se for um filme que parece um tapa na cara, em muitos momentos, que parece um aviso, em outros momentos, que parece uma aula, noutros ainda?
Não sei como será para si mas sei que não o deixará indiferente. Pode ter a certeza. E quanto mais velhos estamos mais nos atinge, mais nos avisa, mais nos ensina. Poderoso.
Atores maravilhosos. Todos. Claro que os protagonistas, a maravilhosa Anne Hathaway e o Patrick Wilson, estão soberbos. Patrick é muito lindo, charmoso, expressivo. Isso, numa representação intensa, nos faz apaixonar pelo personagem, por completo. Anne, tem uma rara capacidade de falar muito com as expressões faciais, os olhares, as mexidas de boca. É sempre uma aula de representação e de intensidade da personagem, assistir aos seus desempenhos.
Um olhar profundo sobre a vida, sobre como tudo pode mudar de repente, como tudo pode terminar de repente, como é difícil enfrentar traumas, como é difícil lidar com a dor, o medo, aprender o desapego, etc.
Não tem desculpas. O filme está no youtube, pode assistir gratuitamente. Tem o link abaixo. Vá, se organize e veja em família, com alunos, com amigos, sozinha ou sozinho. E fale muito sobre tudo o que é abordado. Isso também vale muito.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Um conselheiro de luto que trabalha com um grupo de sobreviventes de acidentes de avião se encontra em um mistério quando seus clientes começam a desaparecer.
Direção: Rodrigo García
Elenco: Anne Hathaway, Patrick Wilson, Andre Braugher.
Trailer e Informações:
https://www.imdb.com/pt/title/tt0449487/
Filme completo dublado:
https://www.youtube.com/watch?v=yPdylO9yCLw
Domingo é dia de exposição de azulejos e de sugestão cultural.
Azulejaria, uma arte milenar que enriquece nossos dias.
Sugestão cultural: uma exposição, um bailado, uma ópera, uma peça de teatro, um filme.
Sempre que possível indicamos filme ou documentário que pode ser visto por todos, na internet.
@buglatino
A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.
Visite nosso Site Bug Latino e nosso Canal de Youtube Bug Latino
#buglatino #treinamentosdedesenvolvimentopessoal #autoconfiança #desenvolvimentopessoal #comunicaçãoprofissional #crescimentopessoal #históriasdesuperação #motivaçãodiária #comunicaçãoeficaz #autoconfiançaeautoestima #habilidadesdecomunicação #falaréimportante #pensaresermelhor

