QUE FIL-MA-ÇO! Logo no começo a gente pensa que vai sair do cinema revoltada com ações de preconceito - comuns no mundo que temos compartilhado ultimamente - mas não! Eu e Ana Santos trabalhamos com a melhora da oratória de pessoas e o filme nos tocou de tantas formas diferentes que vou aqui tentar ser econômica pra não gastar tempo explicando detalhes que eu quero que sejam assistidos por todos.
Primeiro: a ideia de que duas pessoas tão diferentes possam fazer uma dupla de trabalho espetacular, como a do filme. Segundo: que o compartilhamento de culturas faz enorme bem a todas as pessoas e a gente perde muito tempo no Brasil julgando e/ou justificando culturas, quando deveríamos aproveitá-las ao máximo. Terceiro: Interpretação é alguma coisa mágica e inspiradora que o filme tem de sobra. Quarto: Que cenário, gente! A universidade parece a entrada de um aeroporto internacional! Quinto: que argumento bom, que texto bom, que falas boas, que direção dinâmica... Sexto: que um bom trabalho de retórica não é o que os políticos acham - falar demais, encher a sala de palavras e não comunicar nada! Uma boa comunicação profissional sai pelos poros, pelos gestos, pela boca, pelos olhos e é este todo que nos toca enquanto ouvintes e nos convence, enleva, enlaça...
Querem experimentar este princípio vital da palavra falada - bem falada? Vejam O Orgulho ou Le Brio - O Brio, o orgulho de falar o que sentimos para combater, convencer e também cambiar, viver, trocar, experimentar! Imperdível.
Ana Ribeiro
Direção de teatro, cinema e TV
Estar há 5 anos no Brasil a trabalhar em oratória, aprendendo e colaborando com Ana Ribeiro, me mostrou que eu não sabia respirar completamente, que desaprendi de engolir corretamente por ter usado aparelho ortodôntico, ficava rouca muito frequentemente por dar aulas durante muitas horas seguidas (achava eu), que tinha uma tensão horrível no pescoço ao falar, que demorava imenso a dizer o que queria e a maior parte das vezes terminava sem dizer o que queria, etc.
Tenho sido atleta e treinadora, foi difícil reconhecer que a aprendizagem da respiração é uma deficiência mundial nos seres humanos, seja qual for a profissão. Nos atletas então é mais terrível ainda. Ainda hoje vi uma imagem de um dos jogadores mais famosos de futebol do mundo, se preparando para marcar uma falta, fazendo uma respiração incompleta, incorreta. O bom é que aprendi a respirar de forma completa e parece que uma nova vida surge em nós.
Aprendi a engolir de forma saudável. Fácil e rápido. Atrapalhava minha vida e eu sem dar conta.
Com a aprendizagem da respiração desapareceu a tensão do pescoço e garganta e mesmo a rouquidão nunca mais aconteceu. E...deixei de ressonar/roncar (xiu...). Quando fico ansiosa, respirar uma ou duas vezes com mais cuidado, me traz de novo para um lugar oxigenado e tranquilo para decidir o que fazer ou falar. Uma benção.
Quanto ao dizer tudo o que quero e de forma mais sucinta, melhorei muito mas o caminho ainda é longo. Falo demais! Ahahaha! É um caminho e eu gosto de fazer esse caminho porque sinto melhorias constantes. Conviver com a oratória me confrontou com problemas que eu nem sabia que tinha.
Todos respiramos, todos engolimos, todos falamos. Mas tudo está bem? Fazê-los bem é essencial à nossa felicidade. Vale a pena ver o filme, se olhar e verificar se precisa melhorar estes três mundos tão importantes da nossa vida.
Um filme obrigatório para adultos e jovens. Quanto mais cedo o virem melhor para a vossa vida.
Ana Santos
https://www.imdb.com/title/tt6462462/