top of page
Buscar
  • Foto do escritorportalbuglatino

“ReMastered: O Diabo na Encruzilhada”/ “ReMastered: Devil at the Crossroads” (Netflix, 2019)


Estamos falando de um DOC com a participação de personalidades da música mundial, todas elas tendo sofrido a “influência extrema” do mesmo gênio: Robert Johnson.

O DOC é pequeno, talvez porque Robert Johnson tenha sido mais um gênio pobre, que entrou em choque com a estranha interpretação religiosa de que, se tal coisa é diferente, então deve ser do demônio – ainda muito parecida com inúmeras e atuais “coisas incompreensíveis” que são taxadas assim, principalmente por homens cis, de algumas religiões, infelizmente bem conhecidas nossas...

De alguma forma, REMASTERED: O DIABO NA ENCRUZILHADA, conta a história de um mito que criou muitos outros e que como eles, inaugurou um, muito conhecido aqui, no nosso tempo atual: o de morrer aos 27 anos.

Para os que amam Blues, é um filme imperdível. Desde a forma de empunhar, dedilhar, a influência do tamanho das mãos, o ritmo, a relação entre a negritude e a sua música – é um filme para assistir sem pressa porque ele é pequeno. “Goles gulosos” fazem-no acabar mais depressa e cada detalhe é mesmo precioso.

O filme mistura animações, fotos, depoimentos e imagens do tocar em si, o que nos premia com história e ritmo de altíssima qualidade.

É imperdível.

Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV


Documentário sobre o fantástico Robert Johnson e a sua profunda influência no Blues, que se estendeu ao Rock e ao Jazz. Desconhecido para muitos, mas muito amado e respeitado pelos artistas do mundo da música. Um som bem caraterístico, bem marcante da América profunda, do Mississipi e de uma dor do povo negro que parece nunca terminar – esta semana mais uma morte inacreditável. Um dos gênios do “Clube dos 27” – talentos da música que morreram aos 27 anos, com uma vida cheia de mistérios e de mitos e lendas e interpretações, que variam conforme as crenças e a cultura musical ou religiosa de quem conta sua história.

Viveu numa época com poucas imagens de registro, existem apenas 3 fotografias suas, mas felizmente temos o seu som, as suas músicas e recordações da sua vida através de familiares, alguns amigos e muitos pesquisadores e músicos apaixonados pelo seu talento.

Um documentário curto, interessante, com animações simples mas belas, com imagens e depoimentos originais de músicos, muito famosos, que sofreram uma influência enorme da sua música. Tente ver, vai gostar. Se gosta de música, é um documentário imperdível.

Ana Santos, professora, jornalista


Sinopse: Um olhar sobre a vida curta e misteriosa da lenda do blues, Robert Johnson, que dizem ter feito um acordo com o Diabo em uma encruzilhada na zona rural do Mississippi.

Direção: Brian Oakes

Elenco: Terry Harmonica Bean, Rory Block, Yvonne Chireau.

Trailer e informações:

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page