Buscar
  • Ana Ribeiro, diretora de teatro, cinema e TV

AÇÃO OU REAÇÃO?


Eu li agora: seja delicado. Quando forem mal-educados, responda com delicadeza. Quando forem grosseiros, respire mais fundo e insista em ser delicado. Apenas tente ser delicado sempre. Simples, parece. Mas é muito difícil, diante do desafio que é sobreviver, que é discordar, que é tentar ser você de um jeito generoso, mesmo quando tudo é desorganizadamente caótico no mundo.

Isso porque agir é muito diferente de só reagir. Agir é você apresentar uma proposta. Reagir é usar uma resposta para a ação de outra pessoa. Ou seja, a ação não é sua, a proposta não é sua. Mas pouca gente quando pensa em uma proposta, inclui as outras pessoas. Parece que as propostas são voltadas para melhorias que estão ao redor da vida como entidade individual e não como um lugar onde todos precisam aprender a compartilhar coisas. Hospital, por exemplo, é uma coisa coletiva - precisa ser limpo, organizado, humano, para todos poderem se sentir menos piores lá dentro. Não por acaso isso é a base do conceito de saúde – a gente aprende a se limpar, a ter a casa e a vida organizadas e ser delicado, educado. Por quê parece não funcionar tão bem quando olhamos o mundo?

O conceito de escola se desenvolve igual até chegarmos ao conceito consequente, que é o de educação. E vai assim a perder de vista e não percebemos. Eu sou uma profissional boa. Então não ajudo ninguém, não escuto e atendo diante do olhar que tenho das necessidades que estão diante de mim porque isso me desvaloriza. Desvaloriza? Por quê?

É estranha essa forma como construímos um raciocínio que funciona muito bem quando é voltado para nós e não quando parte de nós para os outros. Mas nós podemos mudar. Não somos divididos entre as regiões do Brasil; somos brasileiros. Também não somos melhores, nem piores que os outros povos; apenas nos aceitamos sem julgamentos – e o mais importante – tentamos ser delicados. Nas adversidades e frustrações também – ou principalmente. O fato é que tudo está áspero demais no mundo e não entendo como podemos melhorar a aspereza se só reagirmos, sem agir, sem decidirmos qual será a nossa proposta.

Qual é a sua proposta?

A minha? Seja delicado. É um começo diferente, uma ação que qualquer pessoa pode dominar, assumir e colocar em prática. Não apenas uma reação, uma resposta. Uma ação. Minha ação.


110 visualizações

ESPERAMOS SEU CONTATO

+55 71 99960-2226

+55 71 99163-2226

portalbuglatino@gmail.com

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Instagram - White Circle