Me pergunto quem, ao ver a peça, não se viu dentro dela. Professores, nem falo - rezo pra receber turmas que tenham curiosidade e criatividade a cada semestre letivo que começa... O fato é que o teatro, quando assume o seu papel de apontar realidades com o dedo da ficção e acerta na escolha de texto, ator e diretor marca gol certo. E este é o caso de animal. Trabalho com teatro há décadas e com voz ainda mais tempo. Mas, quando eu me pego sorrindo e imaginando cenas... sei que a mágica foi posta a funcionar.
Os objetos cênicos são muito bem usados, idem pra figurino, iluminação e deslocamento no espaço. Mas o uso da voz foi mesmo a luz especial. Alguma tensão vocal além do que seria o ideal pra atriz, mas a emoção foi sempre tão realista, a voz tão direta, tão absoluta e partindo de qualquer parte do palco... algo muito especial, num momento onde o idioma do teatro vem sendo maltratado por tantos atores...
Saímos do teatro sem muito falar. Estava tudo ali.
Ana Ribeiro - Voz, Direção de Teatro, Cinema e TV
TEATRO de encher a alma. Tão simples e tão perfeito. Cada um tem seu sonho de consumo no teatro, seus gostos, suas opções. Mas existem peças que são inquestionáveis. Animal é uma peça que pode ser apresentada em qualquer palco do mundo. Tema atual e essencial, cenário minimalista e lindo, roupa da atriz fashion e prática, texto bem construído e mudanças do ritmo suaves e adequadas. Um curso de como fazer teatro, fazendo bem o simples, faz teatro de qualidade.
O corpo. Já há muitos anos que não via uma atriz tão completa. Corpo que fala o que quer, quando quer e como quer. Impecável. Corpo sempre em cena, extremamente expressivo, demonstra uma profissional de talento. Os meus parabéns.
Agradecemos a cortesia de nos cederem dois ingressos.
Porque não levam essa peça para Portugal? Seria muito bem recebida.
Ana Santos - Corpo