Muitas vezes somos tão incansáveis em reclamar... Por nada, por tudo... Mas vermos um filme tão curto como ZION, pode mudar bastante essa mania de acharmos que o nosso problema é sempre maior que o dos outros.
O cartaz do filme não deixa dúvida: ZION não tem metade do corpo. Aí você pensa que ele deve precisar de ajuda constante, ser um “alguém a se ajudar”. Será?
Sem pernas, sem ajuda. Em ZION, imaginamos com clareza o significado de superação: um filme que serve pra aquele menino que tirou nota baixa e acha que vai reprovar na escola ou a menina que não tem amigas e se sente só – todos problemas reais – mas que podem ser superados.
ZION é um exemplo que pode ser compartilhado em 10 minutos – o filme é um curta – mas que deixa raízes, exemplo, motivo e por isso deve ser visto e discutido. O mundo pode ser um professor implacável; nessas horas, a escola da vida mostra campeões.
Assista. Fará diferença ver que tudo é possível.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Zion, teve praticamente tudo o que te pode destruir socialmente, emocionalmente – nasceu num corpo com deficiência, foi abandonado pelos pais, era transferido de lar em lar pelo seu comportamento desajustado – eu me pergunto quem teria um comportamento ajustado na mesma situação. E, foi salvo, salvou-se, sendo adotado por uma mulher e se entregando ao esporte – luta livre/luta greco-romana.
Um curta de 11 minutos que podemos até considerar sem um fim, afinal Zion está a meio do seu percurso de vida. É impressionante como ele tem muito mais do que muitas pessoas com o corpo desejado, com a vida desejada, com o sucesso desejado. Zion é um “tapa na cara” para os momentos em que nos queixamos de problemas insignificantes. Bonito, com uns braços e um tronco invejáveis e com uma busca interior impressionante que devia ser conhecida e seguida.
Zion, você precisa conhecer. Não perca.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Um retrato de Zion Clark, um jovem lutador que nasceu sem pernas e cresceu em um orfanato.
Direção: Floyd Russ
Elenco: Zion Clark, Gilbert Donahue, Kimberly Clark.
Trailer e informações:
https://www.imdb.com/title/tt7820962/