
Um filme genial, com dores, amores, dores, dores. E amores. Roteiro é tudo num filme porque estrutura a direção e com texto e direção, as interpretações sobram...
Todos os atores dão show. Mas é preciso um olhar especial para interpretação de Rolf Lassgård, sueco e bem pouco conhecido. Infelizmente o filme já vem dublado, embora o ator que faz a dublagem seja também inigualável, mas o olhar de Rolf Lassgård, a forma como contracena, o fato de ter construído alguém absolutamente insuportável e mesmo assim, ir nos conquistando a cada sorriso e falta de jeito com pessoas é surpreendente, sensível, quase amoroso.
Bahar Pars faz seu contraponto com maestria, numa história não surpreendente de alguém que perde alguém e se perde, perde a mão para o mundo. Mas todos são resgatáveis. E com cenas impagáveis, engraçadíssimas, quando deveriam ser absolutamente tristes, depressivas até, você vê o drama, o sente e é carregada ao ser sensível que é Ove.
Claro que deve ser visto e com os avós, pais, sogros, todas as gerações possíveis. Com os vizinhos que ainda não têm uma smartv, quem sabe? Convide todos. Um saco de milho para pipoca custa pouco mais R$1,00 e rende diversão e sobretudo papo, troca, comunicação pra uma tarde inesquecível inteira.
Ove teve sorte em ser resgatado. Seja destemido. Crie a sua forma de resgatar.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
O tempo passa depressa enquanto assistimos a este filme. Comédia dramática, sensível, gentil, triste e que nos faz soltar gargalhadas com frequência. Muito legal.
Atravessa a vida de Ove, um homem com uma vida repleta de provações. Disciplinado, trabalhador, representa o ser humano que teve de se moldar à vida e às suas exigências. Cumpridor em tudo. Tão cumpridor que nem se dá ao direito de sentir, de conhecer seus sentimentos, de se dar aos outros. Até um dia. Uma pessoa pode nos abrir o mundo por completo. Pode sim.
E aí a vida vem de novo com suas provações. Até um dia. Uma pessoa de novo, ou as circunstâncias, ou tudo junto, nos dão uma mão de novo.
Filme muito lindo, muito emocionante, muito engraçado.
Uma delícia!
Assista em família, nem que a família seja apenas você. Mas assista. É lindo e abre espaço para conversas familiares importantes.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Com duas indicações ao Oscar. Ove, um velho aposentado, viúvo e mal-humorado leva uma vida isolada e amargurada. Mas justo quando ele desiste de viver, novos vizinhos se mudam para a casa da frente e surge uma amizade inesperada.
Direção: Hannes Holm
Elenco: Rolf Lassgård, Bahar Pars
Trailer e informações:
https://www.imdb.com/pt/title/tt4080728/
Filme completo e dublado: