Há momentos em que a engenharia do cinema faz poesia através de momentos perfeitos, onde o mundo se auto recria em esperança. Neste documentário ao redor de 40 minutos, você viverá exatamente momentos assim – e que podem mudar a forma como cada um de nós se vê e vive.
Todos os momentos difíceis lá estão, mas cada pessoa e a forma de contar a sua história perpassa a nossa vida com um sopro de ajuda, de oportunidade, da fresta que se abre para iluminar e aliviar a dor. Cada uma das personagens dessa história poderia ter-se fechado na amargura, tristeza, mágoa ou sentimento de injustiça e vingança, mas não. Apenas viveram e tomaram a oportunidade nas mãos, mudaram suas vidas e agora mudam as vidas de todos os donos de instrumentos – crianças – que enviam seus sonhos para serem “consertados”.
As tomadas – tão próximas – criam um nível de intimidade único, parecendo mesmo que eles abrem seus sentimentos mais profundos pra nós, nos olhando no fundo dos olhos. O desenho da aridez da vida em cada momento para, de repente – o sopro da esperança chegar.
A curiosidade sobre como cada instrumento musical é consertado ultrapassou e muito as reportagens que já vimos. Histórias humanas são sempre magistrais. No final, ao invés de notas alternadas, a música. Chorei na hora. Somos perfeitos ao sermos bons e é incrível como nos perdemos dessa característica, ainda que estejamos cada vez mais infelizes, nas solidões de nossos egos.
Concorre ao Oscar, só tem curta bom - e agora, meu Deus?
Ai que bom, ele venceu!
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro, TV
Lindo, emocionante, imperdível.
Que encanto de documentário, que incrível cada história de vida que escutamos, que lugar tão importante na vida de tantos meninos e meninas e que milagres eles fazem diariamente.
Nosso coração fica encantado depois de assistir a este documentário. Nem sabia que antigamente existiam estes lugares onde os instrumentos musicais são consertados gratuitamente. E saber que esta deve ser uma das “últimas oficinas de instrumentos musicais” é também triste.
Os olhares daquelas jovens, quando falam e olham para o seu instrumento musical é tocante.
O final também nos mostra como, ao longo de tantos anos, se construiu uma família, um legado.
Imperdível, imperdível, imperdível.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Em um armazém indefinido no coração de Los Angeles, um punhado cada vez menor de artesãos dedicados cuida mais de 80.000 instrumentos musicais de estudantes, a maior oficina remanescente do gênero na América. Conheça quatro personagens inesquecíveis cujas vidas destruídas e reparadas foram dedicadas a levar muito mais do que música às crianças da capital mundial da gravação. Assista "A Última Oficina", dirigido por Ben Proudfoot e Kris Bowers.
Direção: Kris Bowers, Ben Proudfoot.
Elenco: Dana Atkinson, Duane Michaels, Paty Moreno.
Link do Documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=xttrkgKXtZ4
Link do trailer e informações