
Quando a ciência e a ficção falam do mesmo assunto, vemos como os roteiristas imaginaram coisas absolutamente plausíveis. Tirar objetos do lugar sem tocá-los, perceber a energia, transmiti-la consciente ou inconscientemente é real? Provável? Os maiores cientistas da área nos dizem que... sim!
Neste episódio de PARA ALÉM DO CÉREBRO, mesas e cadeiras irão ser estudadas sendo movidas pela força do pensamento, fotografias serão tiradas pelo mesmo método, tudo metrificado, comprovado e o ser humano – mais uma vez – se deparará com o que pode fazer. Fico pensando o que poderíamos fazer com o planeta, se nos uníssemos em prol de coisas que fossem boas para todos.
O canal RTP, de uma maneira até pedagógica, nos leva nessa viagem e, ao final, temos muito mais perguntas do que respostas – o que é natural, diante da nossa dimensão universal, onde somos poeira cósmica – algo divina, talvez.
Assistam. São 28 minutos valiosos, com momentos de suspense e perguntas ainda não respondidas totalmente, mas pela primeira vez o ocultismo cede lugar à ciência – e engraçado – nossas questões íntimas, profundas, continuam as mesmas: quem somos, de onde viemos e para onde vamos? O que acontece após a morte? Para onde vai o nosso espírito? Teremos um espírito? A diferença agora é que a pesquisa mergulha nas nossas capacidades e nos cava cada vez mais até o fundo.
Imperdível.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Tanta situação que ouvimos falar, tanta história, tanta “coisa inventada”. Era o que costumávamos dizer quando ouvíamos falar em situações que não sabíamos explicar. Meu pai e meu tio tiveram uma situação estranhíssima e que nos levou a todos da família a pensar mais seriamente nestas questões “sem explicação”. Mas tenho a sensação que se a situação acontecesse a apenas um deles, talvez ele mesmo duvidasse, talvez nós também.
Este episódio fala da influência do nosso pensamento sobre objetos, da influência do ambiente sobre “a nossa vida”. Pelos vistos isso pode acontecer consciente ou inconscientemente. Onde eu fiquei ainda mais espantada foi saberem que as manifestações apelidadas de Poltergeists são provadas cientificamente. Os medos e dúvidas de criança do escuro, do fantasmagórico, do horror, do terror, acordam dentro de nós e ficamos um pouco sem saber o que dizer.
Assista. Quer a gente acredite ou não, é bom saber o que a ciência sabe, prova e nos avisa.
Imperdível.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Episódio 4 “Macropsicocinese” - A macropsicocinese é a capacidade de influenciar objetos exclusivamente através da ação do pensamento, sem qualquer contacto físico, conseguindo, por exemplo, mover mesas ou cadeiras. Algumas pessoas conseguem aparentemente controlar e usar esta capacidade deforma consciente, mas as manifestações também podem ocorrer de forma espontânea e involuntária como é o caso dos poltergeists, frequentemente retratados na cultura contemporânea, especialmente em filmes e programas de televisão. Devido à dimensão da sua natureza visual, esses fenómenos continuam a intrigar a maioria das pessoas, desafiando cientistas a desenvolver investigação científica que comprove a sua existência e explore a sua origem.
Realização: Ricardo Freitas
Apresentação: Luís Portela e Mario Augusto
Link com acesso gratuito do episódio 4 “Macropsicocinese”:
https://www.rtp.pt/play/p14962/e854480/para-alem-do-cerebro
Domingo é dia de exposição de azulejos e de sugestão cultural.
Azulejaria, uma arte milenar que enriquece nossos dias.
Sugestão cultural: uma exposição, um bailado, uma ópera, uma peça de teatro, um filme.
Sempre que possível indicamos filme ou documentário que pode ser visto por todos, na internet.
@buglatino
A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.
#buglatino #treinamentosdedesenvolvimentopessoal #autoconfiança #desenvolvimentopessoal #comunicaçãoprofissional #crescimentopessoal #históriasdesuperação #motivaçãodiária #comunicaçãoeficaz #autoconfiançaeautoestima #habilidadesdecomunicação #falaréimportante #pensaresermelhor