
Aqui no Brasil, olhava-se – ou olha-se - para fenômenos cerebrais como se pertencessem a teorias inexplicáveis ou ligadas às religiões. Quanto mais a neurociência mergulha nos “nossos poderes mentais”, mais percebemos que apenas éramos ignorantes diante de quem somos, dos poderes de nosso cérebro ainda e desconhecidamente “divino”. Os especiais RTP abrem perspectivas incríveis pra quem, ainda “ontem” não tinha quase nenhuma resposta.
Muita qualidade, depoimentos interessantíssimos, uso da clarividência voltada para a espionagem por Estados Unidos e Rússia, mil elocubrações e experiências nada paranormais e muito científicas. De um lado, um mundo que finalmente descobre a serventia da nossa complexidade cerebral e de outro, pessoas cada vez mais obtusas e entediadas, olhando o scroll do celular, como se ele fosse uma plataforma de comunicação com a divindade... Fico cada vez mais curiosa e em busca de respostas simples, mas demasiadamente úteis como o que é e como reage o cérebro, diante de uma lesão, diante do coma, se existem conexões entre o nosso mundo e esse mundo em suspenso da inconsciência... quem somos, para onde vamos?
Não perca nenhum episódio. Nunca é demais saber um pouco mais sobre si mesmo, diante do universo que somos, diante da certeza de que a nossa percepção de tempo-espaço é apenas isso - uma percepção - e que o tempo que contamos não precisa ser quantificado dessa forma. Embarque na viagem incrível que é desnudar o nosso funcionamento e por favor se exija, trabalhe com problemas, dê problemas aos bebês, às crianças, estimule a nova geração, faça com que as mentes funcionem – seria o cúmulo descobrirmos nossas grandezas no momento onde ela mesma – a nossa grandeza - nos jogou nessa inércia maliciosa da desinformação. Mergulhem!
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Amei. Tão interessante ouvir explicações de situações que já vivemos, de situações e sintomas que não sabemos dar significado, até de situações que nos assustam. E quando um cientista te diz que isso é normal, isso acontece com outras pessoas, isso é explicável, isso não é anormal nem doentio, para além de alívio é maravilhoso.
Um episódio muito interessante, revelador de informações secretas da década de 70, que têm lógica. Tanta coisa que o ser humano sabe, é capaz, mas que muitas vezes são desconsideradas publicamente e aproveitadas nos serviços secretos ou em situações privadas. O ser humano carrega tanto preconceito, tanto descrédito para afinal, depois, passado anos, décadas, dizer que afinal aquilo é bom, é útil, é um dom, um talento, algo a valorizar e a aproveitar. Que complicados somos.
Estou adorando estes episódios que docemente e cientificamente abordam e filtram o que é preconceito e o que é valioso.
Não perca. É gratuito. Tem o link abaixo.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Episódio 3 “Clarividência e Precognição” - Seremos capazes de pressentir o que está a acontecer a centenas de metros ou até mesmo do outro lado do mundo? Ou de antecipar o futuro? Neste episódio, abordamos os conceitos de clarividência e precognição, fenómenos que têm sido alvo de inúmeros estudos ao longo dos anos, nomeadamente por parte de agências governamentais tais como a CIA, que tentou criar uma vantagem psíquica sobre a URSS, durante o período da Guerra Fria. Desde então, estes estudos nunca pararam. Os resultados têm sido cientificamente aceites, e a ciência continua a procurar forma de demonstrar que estes fenómenos são reais.
Apresentada pela RTP, com o apoio da Fundação BIAL, “Para Além do Cérebro” é uma série documental de 16 episódios, com cerca de 30 minutos de duração, que dá a conhecer a investigação científica dedicada à mente humana e às suas múltiplas dimensões.
Realização: Ricardo Freitas
Apresentação: Luís Portela e Mario Augusto
Link com acesso gratuito do episódio 3 “Clarividência e Precognição”
Domingo é dia de exposição de azulejos e de sugestão cultural.
Azulejaria, uma arte milenar que enriquece nossos dias.
Sugestão cultural: uma exposição, um bailado, uma ópera, uma peça de teatro, um filme.
Sempre que possível indicamos filme ou documentário que pode ser visto por todos, na internet.
@buglatino
A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.
#buglatino #treinamentosdedesenvolvimentopessoal #autoconfiança #desenvolvimentopessoal #comunicaçãoprofissional #crescimentopessoal #históriasdesuperação #motivaçãodiária #comunicaçãoeficaz #autoconfiançaeautoestima #habilidadesdecomunicação #falaréimportante #pensaresermelhor