O filme é tão árido que racionalmente eu gostei da mesma coisa que emocionalmente não gostei. Complexo...
Os lampejos de coisas boas são sempre contaminados por intercorrências que afetam tão negativamente a família inteira que a gente, logo no primeiro quarto do filme, fica imaginando qual desgraça deve acontecer. Nada escandaloso, sangrento ou escatológico como os programas de crimes na TV, mas há uma perda permanente que sangra quem vê.
E lá vai um a menos e outro e outro... Há um livro de Agatha Christie (E não sobrou nenhum) com um poema que dá exatamente o tom de que as pessoas se vão. Se vão e pronto. Se você tiver muito cuidado, cuidado relativo ou mesmo nenhum cuidado, o destino já tem o plano arquitetado e o avião que cai, parece esperar quem vai cair com ele.
Em AS IRMÃS MACALUSO, o sofrimento não transcorre como nos filmes americanos e você também tem que se haver com suas próprias sensações e percepções do que a visão lhe dá como imagem. E muitas vezes isso causa profundo, profundo mal-estar.
A dimensão das dores e a passagem do tempo, suas idas e vindas, a falta de coisas básicas – e veja, é filme italiano e, portanto, ninguém fica com fome. Mas há tantas e abundantes faltas que não são de comida...
Se você estiver meio triste ou deprimido, veja com alguém. Eu meio que me arrependi de ver sozinha. Tem a beleza da tristeza, mas afinal, atualmente nós todos temos as nossas próprias tristezas coletivas e particulares.
Outra coisa particularmente tridimensional pra mim foi a falta de ação proposital - uma provocação permanente que funcionou muito bem. Você fica olhando a cena vazia, feita de planos diferentes, com a pergunta eterna: o que acontece agora? Portanto, o diretor coloca uma ação mental dentro de cada cabeça e ela preenche todos os espaços.
Habilidosamente doloroso.
Na dúvida, veja acompanhado.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Festival Italiano de Cinema, gratuito, até dia 27 de junho de 2021. Basta realizar um cadastro simples e poderá assistir a filmes de uma cultura sempre surpreendente. Quem puder, não perca. Digo, quem puder, porque não sei se em Portugal este acesso gratuito se verifica, mas desejo que sim.
A música final é maravilhosa. Conhecida, extremamente intensa e que cai que nem uma luva neste filme. Sensacional... Link da música, no final das informações, para que possam ouvir os que não puderem ver o filme.
As atrizes, todas, maravilhosas, incríveis. Um elenco impressionante. Planos de uma incrível proximidade com muitas das recordações emocionais de cada um de nós. Filme fortíssimo, imensamente triste. Como podem ler na sinopse, uma situação extremamente infeliz quando eram jovens, marcou para sempre as vidas de 5 irmãs. Um filme que talvez se compreenda melhor quando já temos uns anos de vida, quando já carregamos marcas do nosso próprio percurso.
É preciso muita coragem para lançar um filme com esta intensidade, em setembro de 2020. Numa época em que a vida, empurrada pela pandemia, nos atropela a todos sem nenhuma cerimônia, este filme é muito mais difícil. Talvez por isso, importante de ser visto. O cinema italiano tem uma dramaticidade muito particular, muito impactante e ao mesmo tempo, muito encantadora. Nos atinge no peito “a seco”, mas nos conquista totalmente.
Desejo uma viagem tranquila, apesar de intensa, ao assistir a este filme. Mas desejo que essa viagem possa ser produtiva, serena, madura. Que se possa ver por dentro, ver a sua vida, perceber a vida afinal. Como ela é frágil, como ela é imprevista. É um filme duro, triste, realista. Um grande filme.
Ana Santos, professora, jornalista
Link do Festival de Cinema Italiano https://br.festadocinemaitaliano.com/?fbclid=IwAR3-DoaT_xpudhJN0LC50naxKYvZLx9LIoD-EIpoF1kyXFNpbhQrdOHCHZs
Informações
Diretor: Emma Dante
Elenco: Alissa Maria Orlando, Susanna Piraino, Anita Pomario, Eleonora De Luca, Donatella Finocchiaro, Viola Pusateri, Serena Barone, Simona Malato, Laura Giordani, Maria Rosaria Alati, Rosalba Bologna, Ileana Rigano.
Sinopse: Maria, Pinuccia, Lia, Katia e Antonella são cinco irmãs que moram em um apartamento em Palermo. Quando Antonella morre acidentalmente, o relacionamento das irmãs vira de cabeça para baixo para o resto de suas vidas.
Link IMDB
https://www.imdb.com/title/tt12789110/
Gianna Nannini - Meravigliosa Creatura
https://www.youtube.com/watch?v=cTCwbVHIeIM
Letra de Sergio Dalma (espanhol) e traduçnao e adaptaçãoo para Italiano de Gianna Nannini.