
Essa série, em 3 episódios, está na GLOBOPLAY e na grade de programação do CANAL BRASIL. Portanto, tentem ver de alguma forma porque em algum momento a verossimilhança tão bem trabalhada na interpretação do ator, se sintoniza totalmente com o público, num caso de vilania mais do que realista porque sabemos que foi real, verdadeiro.
O filme é dividido em 3 partes codependentes, embora cada episódio conte um segmento da história de João de Deus - este homem sem alma e sem escrúpulos. A dinâmica foi bem articulada, usando cortes, mudança de planos e close ups da mesma tomada para construir o que o olho da vítima percebe a cada momento.
- Senta aqui no colo do tio é uma fala que vai causar arrepios, tenho certeza. E Marco Nanini está colossal. Interpretar, ao contrário do que o público pensa, é um mergulho interno profundíssimo, que traz das entranhas de cada artista o máximo de sua busca por verdades – mesmo as extremas. Nessa série, Nanini foi à sua treva e muitas vezes você o vê, mas o confunde com o João de Deus da vida real. As imagens se confundem. O jeito de andar, de sentar – ele se apropriou de tudo. Deu tudo de si.
Sendo absolutamente asqueroso, é uma obra prima de construção de personagem, de fala extra-ordinária, de interpretação de ator.
Gostei muito também da forma como as atrizes Bianca Comparato, Dalila Carmo e Karine Teles atuam. Não conhecia o trabalho delas, mas amei a construção, a entrega e o domínio total da articulação das falas, da dicção, o extra-ordinário. Isso não ocorreu com a atriz portuguesa Ana Sophia que não conseguiu o mesmo contorno, uma pena.
Vale ver, vale sofrer, vale aprender. A fé não pode ser tão cega a ponto de se entregar aos inescrupulosos e aqui no Brasil, as religiões – quanto mais mergulhadas na tal terrível fé cega – mais medo causam. Todas as religiões têm crápulas. TO-DAS!
Aprendam. Ouçam. Falem. Nunca tenham medo de falar.
Ana Ribeiro, diretora de teatro, cinema e TV
Não existem limites para a beleza do mundo, da vida e das pessoas. Infelizmente também não existem limites para a maldade, exploração, mentira, da mesma humanidade. Pessoas frágeis, feridas, traumatizadas, doentes, emocionalmente abaladas, são presas fáceis para manipuladores. É impressionante a quantidade de vezes que vemos isto acontecer. E em qualquer parte do mundo. E com qualquer pessoa. Confiar é algo que precisamos extinguir da nossa vida? É duro até de escrever essa frase, quanto mais perceber o quanto as pessoas se tornaram cada vez menos confiáveis.
Um homem, uma construção de pensamento, de ação, baseada na religião e em fazer o bem. Em ter a coragem e a capacidade de resolver o que ninguém mais conseguia. Pessoas que o seguiam cegamente. E se construiu um lugar considerado sagrado, um lugar que foi se desenvolvendo e se tornando uma cidade, um imenso território. Onde todos ganhavam, onde todos se sentiam importantes. Se construiu uma identidade. E, bastou alguns famosos recorrerem a esse lugar e a esse homem, para tornar esse lugar inquestionável. A cegueira da crença que confia no que os ricos e famosos sentem, pensam, fazem e falam.
Muitas pessoas se magoaram para sempre – física, mental e emocionalmente. Não foi fácil derrubar tudo. Como nunca é, quando os lugares e intenções se protegem atrás de famosos e de pessoas que parecem mais escravos emocionais.
Tenho ainda dificuldade em escrever o nome deste homem, hoje em dia. Vi documentários e agora esta minissérie. É muito perturbador como o mundo permitiu.
É assustador como é tão difícil viver honradamente no Brasil e ao mesmo tempo é tão fácil enriquecer enganando. Um país gigante, nos deixa perguntas como: quantos como ele existem e ainda não foram desmascarados? Quantos como ele são tão poderosos que nunca serão desmascarados?
Precisamos estar atentos, precisamos cuidar de nós, precisamos ter muito cuidado quando vamos confiar a nossa saúde, mental ou física, a alguém – por mais diplomas, currículos, famosos como clientes. O mundo está muito pantanoso. Se cuide.
O grande ator Marco Nanini, dá show de representação. As atrizes que fazem as personagens das irmãs, são sensacionais.
Quem nunca ouviu falar neste homem, precisa saber. E quem soube, provavelmente como eu, não sabia do que aconteceu a estas duas irmãs. Por isso e por tudo o que falei, acho que não deve perder.
Ana Santos, professora, jornalista
Série de TV (3 episódios)
Sinopse: A série conta a história de duas irmãs que chegaram em Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas fica traumatizada com os abusos e violações sofridas, enquanto a outra vira uma fiel funcionária do médium, afirmando que vivenciou o milagre da cura da irmã. A trama se desenrola durante o reencontro das duas, que culmina em um surpreendente plot twist.
Direção: Marina Person
Elenco: Marco Nanini, Bianca Comparato, Karine Teles, Antonio Saboia, Ana Sofia Martins, Dalila Carmo.
Informações e Trailer