Por ter amado assistir ao vídeo da trilha sonora, não me surpreendeu que o curta nos cole na delicadeza, como estética. Animações de traços simples, a alegoria do pai, visto sempre como “gigante” pelos olhos das crianças, as mesmas rotinas, os movimentos “mimetizados”, nos carregam para o funcionamento das famílias, seus amores e suas casas.
Tudo poderia ficar assim, se o nome aquecimento global não fosse semeado nos nossos corações, uma vez e mais outra vez. E ter aquela “plantação de desertos aguados”, bem diante dos nossos olhos, diante de perigos que parecemos insistir em ignorar - mesmo com as chuvas e o clima e as enchentes se repetindo e se agravando ano a ano – e nenhuma discussão, prefeituras fazendo festa e vereadores criando fantasias de sobrevivência espiritual, mesmo diante da insistente não discussão da nossa sobrevivência real.
Quando não há saída, quando morrer é a saída, quando tudo está sendo destruído diante de seus olhos, como você veria uma prova de amor? O que é o amor, afinal? Como demonstrar amor acima de tudo? O desenho lhe fará essas perguntas e nessa hora, seu amor não vai bater à porta de nenhum livro sagrado e sim tentar ser misericordioso – como todo amor é. E assim, na desolação há a "almofada", a salvação - e as mãos que salvam sempre operam milagres.
Um lindo desenho.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro, TV
Lindo, lindo. Diferente, com tons, perspectivas e ângulos muito simples e acolhedores. Trilha sonora muito boa, nos guia totalmente na história.
Português, me sinto honrada por ser do mesmo país.
Detalhes sobre a saudade e a forma de educar os filhos que são muito bonitos e marcantes.
O fim é maravilhosamente triste e real. Veja e vai entender.
Ana Santos, professora, jornalista
Compositor/Trilha Sonora Original - João Gonzalez
Orquestração / Maestro - Nuno Lobo
Produtor de Som / Engenheiro de Som: Ricardo Real
Engenheira de som assistente: Joana Rodrigues
Músicos:
-André Gamelas (Violino)
-Joana Silva (Viola)
-João Gonzalez (Piano/Sintetizadores)
-Miguel Teixeira (violoncelo)
-Nelson Cruzeiro (Viola)
-Pedro Levandeira (contrabaixo)
-Tiago Moreira (Violino)
De "Comerciantes de Gelo" (2022) - Um Filme de João Gonzalez Link do documentário