O filme é antigo – 2005 – mas, mesmo assim, nunca tinha ouvido falar dele e foi muito bem indicado. Portanto, vi. Gente, e amei! Todo mundo conheceu um ELSA E FRED n vida. Claro que é quase inimaginável vê-los como um casal feliz, mas que bom que eles existem, pelo menos na imaginação dos roteiristas!
Nunca uma crítica de filme teve tantas exclamações, mas elas são mesmo irresistíveis. A construção das personalidades das personagens é sensacional, mas ocupa nossos dias: uma pessoa sã de corpo, mas adoentada de alma encontra com uma pessoa doente de corpo, mas fascinante. Se apaixonam. Não, nada de amores de 20 anos, senhores! Que tal... de 80? E que delícia imaginar amores de quase 80 anos! Claro que os filhos parecem ter 320 anos cada, claro que isso causa uma vergonha que nos espezinha, claro que depois a gente embarca na história e curte com eles.
A ambientação, os diálogos, a suavidade da direção, a interpretação dos atores, a falta de fôlego, nos deixam totalmente deliciados. Portanto, se você quer entrar num conto de fadas totalmente, deliciosamente “detraqué” – o que nos faz num dado momento ter o desejo de que o mundo se reajuste para o modo detraqué, mas com amor, não perca – ainda por cima porque está disponível gratuitamente no YouTube. Marcos Carnevale assina parte do roteiro e a direção do filme e talvez o fato de que ele participou da construção da essência escrita, lhe tenha dado tanta, tamanha sensibilidade.
O que mais devo dizer? A trilha, assim como tudo, nos conduz a uma incrível aventura, a algo que eu mais que sugiro – peço – que você usufrua ao máximo. Diante de um cenário realista de guerras, mortes e perdas constantes – o mundo tem muito pouco a nos contar de feliz ultimamente – o filme é um parêntese de magia.
O que está esperando? Ponha logo na TV pra ficar maior!
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e Tv
Um filme delicioso, imperdível, tocante. Já tem uns anos, mas nunca tinha ouvido falar neste filme. Ao assistir a uma palestra de um fantástico psicoterapeuta argentino, ele falou neste filme com tanto carinho e utilizando-o como um exemplo do que é o amor que o Bug Latino tinha de assistir. E valeu muito a pena. O filme está completo no Youtube por isso não tem desculpa.
Uma mulher idosa, cativante, positiva, alegre, conhece um homem idoso que é um viúvo recente, triste, desanimado, deprimido, hipocondríaco. Filhos, filhas, netos, amigos, médicos. Todos os personagens foram construídos de forma soberba. O roteiro igualmente.
Uma história tão parecida com as nossas vidas com a nossa dificuldade em aceitar que os idosos têm o mesmo direito a se apaixonarem, a amarem, a viver a vida. Talvez porque nem sempre vivemos a vida, apenas seguimos um dia atrás do outro. Ver este filme nos empurra para aproveitar a vida, apreciar todos os momentos, diminuir o peso dos momentos menos bons. É um encanto.
E, para ainda ser mais maravilhoso, a trilha sonora é de um artista que amo de paixão – Lito Vitale. Se não o conhece, precisa conhecer. A trilha sonora é maravilhosa, mas aproveite e ouça também o tema “Ese Amigo Del Alma”. Sua vida não será mais a mesma depois deste filme, depois de ouvir esta música.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Uma história de amor sobre dois idosos que decidem aproveitar o pouco tempo que lhes resta.
Direção: Marcos Carnevale
Elenco: Manuel Alexandre, China Zorrilla, Blanca Portillo.
Trailer e Informações: https://www.imdb.com/title/tt0453047/
Link do filme completo no Youtube: