PT
PT
EN
  • Bug Latino

    • Entenda o Bug Latino
    • Quem Somos
    • Contato
    • Bug Teatro
    • Sobre
    • Política de Privacidade
  • Bug Tv

  • Bug Fotos

    • Bug Fotógrafos Convidados
    • Bug Fotos Instagram
  • Blog

  • Bug Fórum

  • Parceiros

  • More

    Use tab to navigate through the menu items.
    Para ver como funciona, vá para o seu site online.
    • Categorias
    • Todos os posts
    • Meus Posts
    portalbuglatino
    14 de jun. de 2019

    Dolor y gloria / Dor e glória (2019)

    em Bug Cinema

    Almodóvar. Almodóvar! De novo e surpreendente como sempre. A primeira surpresa de cada filme dele é que você nunca sabe em que ritmo vai começar. Dor e glória começa num ritmo mais lento – talvez muito mais lento – do que os outros filmes de Almodóvar. Talvez pra que a gente se acostume à beleza do tempo porque Penélope Cruz e António Banderas estão envelhecendo lindamente - e o mesmo serve pra mais da metade do elenco – pessoas maduras, com rugas, traços e vidas expostos nos rostos – numa outra provocação gritante à “beleza emborrachada eterna” de americanos e brasileiros que, assim como Trump, ficam com aquela boca de “boneca sexual inflável”.


    Outra louca história, onde o mais louco é você desconfiar que é mesmo uma autobiografia, num filme lotado de momentos especiais, olhares especiais, emoções especiais. Um filme no qual podemos rever aquele olhar inteligente e quase infantil de Almodóvar - revelado nas entrevistas coletivas, em muitos outros olhos: desde os do menino – que menino incrível o cinema revelou – até os de Banderas: brilhantes diante do amor, do desejo, do beijo na porta de casa – uma coisa maravilhosa eu me lembrar de quando dei meu último beijo à porta de casa... porque há o encantamento de se despedir e o encantamento de não precisar mais se despedir...


    Perceberam? É um filme que revolve lembranças com suavidade, o que nem é muito o estilo de Almodóvar – mas que ele soube fazer muito bem.


    Inúmeras cores psicodélicas, animações ma-ra-vi-lho-sas, figurino e cenário incríveis. Deve concorrer ao Oscar do ano que vem, sem dúvida. Nem vou citar as interpretações. Todos conhecem a qualidade dos atores que fazem parte da órbita do planeta Almodóvar.


    Conheço inúmeras pessoas que colecionam seus filmes, que são seguidores vorazes. Pra vocês eu afirmo: vale totalmente à pena ver este também. Sendo totalmente diferente, é a cara dele, vocês verão.


    Vale o indicativo supremo: quem não for vai perder!

    ANA RIBEIRO

    Diretora de teatro, cinema e TV


    Saber que existe um filme novo de Almodóvar é sempre uma alegria. Era em Portugal e vejo que aqui é igual. Você sabe que vai entrar numa viagem diferente e reflexiva. O nosso olhar no mundo muda depois de cada um dos seus filmes.


    No início, fiquei fascinada com as cores e seus belos movimentos que nem prestei muita atenção às letras e créditos.


    Os seus filmes têm um ritmo muito próprio e que nos obrigam a travar o nosso. Por isso, no início sentimos sempre uma resistência interior até nos adaptarmos.


    Existem cores e associações de cores que em Portugal chamamos de “as cores Almodóvar”. Continuam presentes, lindas. As linhas do mobiliário, a decoração forte, também. Adorável. As linhas do figurino são lindas também. Sempre amei as roupas dessa época.


    A trilha sonora/banda sonora é linda, profunda, como toda a música espanhola. E música e cantor/a escolhido/a por Almodóvar é qualidade certa. Revisita suavemente Chavella Vargas de novo, e que bem que sabe ouvi-la.


    A coragem de expor a sua vida, o que existe escondido na vida de muitas pessoas com medicamentos/drogas, os encontros e desencontros da vida deixa lastro em quem assiste. Mais um diretor que traz sua mãe para o filme e apazigua sua saudade e dor.


    Os planos tão próximos e intimistas que até vemos um ponto negro/cravo na fonte de Banderas, num deles. O ator precisa ser excepcional para estar nos seus filmes. Talentoso e lindo. O corpo do pedreiro/trolha é de uma beleza pura onde podemos perceber uma vida ativa. Não um corpo “comprado”. Pedro Almodóvar é um especialista em encontrar atores lindos e talentosos. Desde sempre. Filmados de forma despretensiosa, aos poucos vamos admirando os sorrisos, os gestos, as individualidades charmosas de cada um.


    O ator mais jovem, é uma fofura. Lindo, talentoso e muito encantador.


    António Banderas bem melhor do que quando ocupou o lugar de Picasso, na série. Lembrando os velhos tempos de suas participações nos filmes de Almodóvar.


    Penélope Cruz está cada vez melhor. Se adapta a qualquer papel. E sendo uma das melhores atrizes da atualidade, julgo que ainda vai espantar muitas plateias com o que ainda tem de talento dentro de si.


    O Bug Latino agradece a cortesia da Saladearte. Muito gratas

    Ana Santos, professora, jornalista


    Informações sobre o filme:

    https://www.imdb.com/title/tt8291806/


    Site Saladearte

    http://www.saladearte.art.br/

    1 comentário
    1 comentário

    ESPERAMOS SEU CONTATO

    +55 71 99960-2226

    +55 71 99163-2226

    portalbuglatino@gmail.com

    • Facebook - White Circle
    • YouTube - White Circle
    • Tumblr - White Circle
    • Instagram - White Circle

    Seus detalhes foram enviados com sucesso!