Mil vezes eu já disse: “Algum dia eu enjoo totalmente do gênero humano e vou plantar alfaces” – hidropônicas.
Mil vezes eu já disse: eu sou muito fã do Ministro Barroso! No mar de vaidades insuperavelmente retrógradas e pode-se dizer bastante pobres em cultura popular, brasileira, chinelinho no chão, samba, história e, claro, simpatia carioca – porque um ser carioca se reconhece no outro de alguma forma - o Ministro Barroso tem a explosão na hora certa, os votos feitos sem leitura, a inteligência, o sorriso e a seriedade – tudo na medida certa.
O que as minhas “mil vezes alguma coisa” têm em comum com dois elementos como os que citei acima? Como o Brasil precisa de pessoas novas, que pensem diferente, que queiram ouvir novas propostas e que tenham uma proposta contemporânea para o nosso futuro!
O incêndio sem fim da Amazônia e do Pantanal e nossos biomas sendo assassinados por políticos sanguinolentos, por exemplo: coisa de ignorante completo e despreocupado, pra piorar. Diante do fato de que a nanotecnologia, a nova hidroponia – gigante! - e as carnes celulares mudam, invertem os valores baseados no espaço e apontam para a inteligência e o respeito ao planeta, reconhecendo que precisamos desse espaço para 10 bilhões de pessoas - que comem e bebem – logo ali, em 2050.
O Brasil tem um astronauta como ministro de Ciência e Tecnologia. O que ouvimos falar dele, além da afirmação de que Terra é mesmo redonda? O que ele fez? Uma coisa? Qualquer coisa? Honestamente? Não sei. Entre fofocas e maledicências, acho que não houve tempo de fazer nada. Ou iniciativa ou ideias ou qualquer coisa que se assemelhe a planejamento e resultado.
Teremos mesmo que depender desses políticos por quanto tempo além? Quem parabenizou a associação única entre a Prefeitura e o Governo do Estado, aqui na Bahia? Ninguém que faça parte do Governo Federal, com certeza. E é o que tem nos segurado no embate que travamos com a foice da morte, aqui.
Eu vi um milagre – o milagre do futuro, aqui mesmo, no presente do mundo, que nem de longe passa perto do presente do Brasil, que continua “arrotando” que pode vir a ser o celeiro do mundo, enquanto ele - o mundo - estuda saídas para o problema da fome, presumindo saídas ambientais para fazê-lo. Então, enquanto aqui sonhamos e queimamos, queimamos e matamos animais, índios, plantas e tudo o que se mexer, a Holanda, Portugal, Espanha, América, Japão, Índia e por aí seguimos – pensa em saídas que não ocupem espaço, água, agrotóxicos. Vaca bombeira? Nem pensar! Só nós mesmo para falarmos de um pesadelo como se fosse sonho.
Uma produção sólida, bem feita com saídas que – aí sim – me lembram as saídas do Ministro Barroso para colocar milhões de votantes da melhor maneira que existe e é possível. Por isso que insisto: eu adoro o Ministro Barroso! Para ele e os realmente interessados pelo Brasil assistirem sem preconceito, deixando cair o queixo, babando senhores! E este é o futuro com ou sem a gente!
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Uma excelente edição, com especialistas fabulosos e com mensagens claras e atraentes. Narração e roteiro, impecáveis. É tempo ganho ver este documentário de 2 episódios. Acredite. Carne feita em laboratório? A tecnologia e a era digital tentando resolver os problemas de resíduos? Tudo isto e muito mais. Sua boca vai ficar aberta de espanto o documentário inteiro...
Não lhe vou contar muito para não lhe tirar a surpresa. Mas que vai amar, vai. Que vai ficar a saber muito sobre o que se faz atualmente com alimentos e resíduos, vai. E que tudo o que é dito nestes dois episódios é muito importante para a sua vida? É, É, É. Por isso não perca. Veja com os filhos, com a família, com os mais velhos, com quem puder. Mas veja.
Em muitos momentos suas noções de alimento e de alimentação serão confrontadas, mas isso é importante. Dê esse passo. O mundo está a mudar e em muitas áreas está a piorar vertiginosamente. Mas muitos de nós tentam encontrar saídas, respostas, alternativas e isso é muito reconfortante. Existe também um futuro promissor e animador. Isso dá algum alento.
Ana Santos, professora, jornalista
Links dos episódios
"O que é o jantar amanhã?": 1.º episódio
"O que é o jantar amanhã?": 2.º episódio
https://sicnoticias.pt/programas/reportagemsic/2020-02-25-O-que-e-o-jantar-amanha--2.-episodio