É um DOC curto, que está livre para que todos assistam no YouTube, filme coeso e chocante, não por retratar golpes repetidos, estelionatos sequenciais – artigo 171 do código penal brasileiro. Também não por ter sido feito para denunciar um criminoso internacional brasileiro – embora isso doa um pouco - mas por envolver – como sempre – nossos sonhos. Esta poderia ser a sinopse de O GOLPISTA DAS FÉRIAS, documentário da BBC NEWS.
O drástico é perceber que em todas as classes, todos os extratos sociais daqui e de outros países, há uma ética de convivência que os golpistas perdem – ou nunca tiveram. Um escrúpulo que a maioria das pessoas precisa ter para encaixar o bem estar comum, antes mesmo do nosso próprio porque envolve valores humanos como ética e respeito mútuo.
Usar o desejo, o sonho, o planejamento financeiro, o dinheiro poupado do outro, com um discurso hábil que diz o que se quer ouvir é revoltante. Nos DOCS somos como espectadores da realidade, ficamos ali – voyeurs de fatos alheios, sem meios de interferirmos no desenrolar dos deles. Por isso em alguns momentos o filme é exasperante.
O nível de desrespeito humano, de cinismo, ironia, mentira, não pode ser disfarçado com palavrinhas novas, nem em outras situações onde a comunicação nos lança no terreno sórdido das palavras mal usadas como “narrativa” ou novas como fake news e pós verdade – todas com o mesmo significado: mentira.
O GOLPISTA DAS FÉRIAS desenha as mentiras de um golpista que poderiam ser também as mentiras dos políticos ou dos grandes empresários, diante do povo, como uma entidade abstrata que é enganada por ser superior, ao ser capaz de sonhar.
Filosoficamente, um golpista precisa se despir de tantas humanidades que se empobrece por dentro, fica ressecado. Vale ver o DOC para reconhecer muitos episódios nacionais e internacionais nascidos do uso frio da contra informação, polarização, espionagem, intriga, fofoca, arapongagem, cinismo, investimento na produção de mentiras e até na mudança do termo mentira por outros, menos pesados.
Vale ver.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Meu Deus. Vivemos uma época em que a confiança é uma forma de armadilha em vez de uma forma de melhorar o nosso bem estar. Ou será que sempre foi assim, mas só agora vemos melhor tudo isso com a internet? Dá medo assistir ao que estas pessoas são capazes de fazer, como mentem e como conseguem ter uma aparência de quem é confiável e especial. E como seguem afirmando que estão certas.
Quanto mais frágeis estamos, mais fácil e mais rapidamente confiamos. Quando o assunto são as viagens de sonho de uma vida, demoramos a ver os problemas.
Um documentário BBC que nos mostra como são os ladrões do novo mundo. Simpáticos, lavadinhos, circulando no meio dos luxos.
Precisamos nos cuidar na hora de planejar viagens, de confiar em pessoas que não conhecemos, de confiar que tudo vai correr bem só porque vamos fazer a viagem dos nossos sonhos, ou uma das nossas viagens habituais.
Estou chocada e com calafrios.
Tente ver o documentário e se cuide.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Após investigar por quase um ano o agente de viagens de luxo Rafael Bessa, a BBC News Brasil encontrou cerca de 70 pessoas que dizem terem sido enganadas por ele.
Neste documentário especial, nosso repórter Rafael Barifouse detalha o caso e conversa com vítimas em várias partes do mundo.
Esse tipo de caso vem aumentando em todo o mundo desde a pandemia, diz a ONU.
Reportagem de: Rafael Barifouse
Link do Documentário Completo: