AÇÃO OU REAÇÃO?

 

Eu li agora: seja delicado. Quando forem mal-educados, responda com delicadeza. Quando forem grosseiros, respire mais fundo e insista em ser delicado. Apenas tente ser delicado sempre. Simples, parece. Mas é muito difícil, diante do desafio que é sobreviver, que é discordar, que é tentar ser você de um jeito generoso, mesmo quando tudo é desorganizadamente caótico no mundo.

 

Isso porque agir é muito diferente de só reagir. Agir é você apresentar uma proposta. Reagir é usar uma resposta para a ação de outra pessoa. Ou seja, a ação não é sua, a proposta não é sua. Mas pouca gente quando pensa em uma proposta, inclui as outras pessoas. Parece que as propostas são voltadas para melhorias que estão ao redor da vida como entidade individual e não como um lugar onde todos precisam aprender a compartilhar coisas. Hospital, por exemplo, é uma coisa coletiva - precisa ser limpo, organizado, humano, para todos poderem se sentir menos piores lá dentro. Não por acaso isso é a base do conceito de saúde – a gente aprende a se limpar, a ter a casa e a vida organizadas e ser delicado, educado. Por quê parece não funcionar tão bem quando olhamos o mundo?

 

O conceito de escola se desenvolve igual até chegarmos ao conceito consequente, que é o de educação. E vai assim a perder de vista e não percebemos. Eu sou uma profissional boa. Então não ajudo ninguém, não escuto e atendo diante do olhar que tenho das necessidades que estão diante de mim porque isso me desvaloriza. Desvaloriza? Por quê?

 

É estranha essa forma como construímos um raciocínio que funciona muito bem quando é voltado para nós e não quando parte de nós para os outros. Mas nós podemos mudar. Não somos divididos entre as regiões do Brasil; somos brasileiros. Também não somos melhores, nem piores que os outros povos; apenas nos aceitamos sem julgamentos – e o mais importante – tentamos ser delicados. Nas adversidades e frustrações também – ou principalmente. O fato é que tudo está áspero demais no mundo e não entendo como podemos melhorar a aspereza se só reagirmos, sem agir, sem decidirmos qual será a nossa proposta.

 

Qual é a sua proposta?

 

A minha? Seja delicado. É um começo diferente, uma ação que qualquer pessoa pode dominar, assumir e colocar em prática. Não apenas uma reação, uma resposta. Uma ação. Minha ação.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

September 18, 2019

September 16, 2019

August 13, 2019

July 2, 2019

Please reload

Arquivo