TransLúcidos no CineMAM - 16 de agosto de 2019, 20h

August 18, 2019

Falar do “TransLúcidos” tem um significado muito especial pra mim – eu sonhei fazer este programa por muito tempo. Sempre aparecia um impedimento: não havia lugar ideal, as drags e trans seriam parte do programa, com cenas e performances, mas principalmente eu queria que fossem parte do debate, revelando seus pensamentos – aquilo que a arte usa para separar o artista de si mesmo e do que pensa.

 

E como ter tudo isso, filmar tudo isso ao mesmo tempo? Fazer toda essa coisa funcionar em Salvador daria certo?

 

Gente, dá certo! O primeiro tema abordado foi Novas famílias e a plateia fez inúmeras perguntas, foi curiosa na hora certa, soube ouvir na hora certa, assistiu à cenas desde o foyer do CineMAM, homenageou conosco a Lúcio Mauro com Ivanelly Vergmam louca, abrindo a boca “só quando tinha certeza” e cantou com Midorii Sookido e Natha Sympson sucessos atuais e antigos – além de depoimentos impressionantes, verdadeiros que nasceram do tema Novas famílias, mas que enveredaram também pelo nosso preconceito contra diferentes, a questão da política de cotas e a inserção dos crimes contra gays na lei Maria da Penha. Meu Deus, a plateia baiana deu show de participação.

 

Não lotamos – mas queremos lotar muito rápido e fazer do encontro das terceiras sextas do mês uma tradição de arte inteligente na cidade, numa estreia forte, com o alto padrão de energia das drags e um papo solto, ameno, corajoso, com a participação de todos.

 

Estejam preparados para virem no mês que vem, trazendo alunos, filhos, amigos – o TransLúcidos quer aproximar as pessoas através de nosso maior traço evolutivo – a comunicação oral. Meio jogada pro lado, depois que o Whatsapp criou ilhas solitárias nas mesas dos restaurantes, Shoppings, escolas e ruas, já que estamos preferindo mandar mensagens a olhar nos olhos das pessoas – e se precisa de muito mais coragem para olhar nos olhos das pessoas, tenham a certeza! Linchar via Facebook, sem nem saber quem são as pessoas é fácil, raso e não requer coragem alguma, só irresponsabilidade e indelicadeza, afinal. Mas olhar nos olhos... Olhar nos olhos e falar requer humanidade – algo do qual tentamos fugir, inutilmente.

 

Todos estão convidados para o próximo programa. Ao invés de uma sessão de cinema, tudo isso. Consequência da parceria entre o Bug Latino e o Circuito Saladearte que queremos honrar com todo carinho.

 

Visite o Bug e use todas as (inúmeras) ferramentas que colocamos lá pra que as pessoas usem para se comunicar seja lendo, vendo TV, escrevendo, expondo suas fotos, contando suas histórias ou poemas. Apenas digite buglatino.com e faça sua viagem! Adoraremos conversar com vocês sobre tuuudo! E como falamos no TransLúcidos no CineMAM – com cordialidade – uma tarefa que todos aceitamos incluir no trato com as pessoas, de maneira geral. APAREÇAM!

Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV

 

Quando os seres humanos querem muito fazer bem aos outros, fazem. Quando isso faz bem, principalmente às pessoas que são mais excluídas e humilhadas pelas suas escolhas, fazem sim. E, quando encontram parceiros institucionais e humanos que têm a mesma vontade, o coração fica feliz e inicia-se mais um caminho de mais trabalho e de muita felicidade.

 

Nem todos tivemos a sorte de acolhimento, aliados e família com quem pudéssemos contar nas nossa escolhas. Como seres humanos íntegros e informados, temos responsabilidades sobre os que, nesse momento, estão mais frágeis. Porque o mundo gira, a vida dá muitas voltas, necessitamos ter a consciência que, quando estamos bem outros não estão e precisam de nós. E quando não estamos bem, desejar que alguns possam fazer o mesmo por nós. Não é conversa. Todos sabemos que não é. Mas criamos uma forma adequada de viver, esquecendo que pode virar fingimento, vazio.

 

O Bug Latino, portal de comunicação humana, tenta ajudar, apoiar, contribuir, aliar, respeitar, incentivar, prevenir, etc, etc, com o conhecimento e com valores humanos. Despertar dentro de todos o talento e a nobreza que estão adormecidos. Não existem lugares certos nem errados. Existe uma vida que todos merecemos que seja feliz.

 

Ana Ribeiro, no meio de mais de 40 programas de televisão, criou mais um - o Programa “TransLúcidos”. Começamos a realizar o programa em locais importantes da cidade. Primeiro no Hotel Vila Galé Salvador, em Ondina, onde a realização é trimestral. Realizamos em junho e o próximo é dia 20 de outubro de 2019, 20h.

 

O convite e o desafio dos diretores da Saladearte para realizarmos mensalmente – terceira sexta feira de cada mês, 20h – foi maravilhoso. Somos apaixonadas pelo trabalho da Saladearte na cidade e poder fazer parte dessa intervenção cultural e humana é uma grande honra.

 

Assim, surgiu o evento “TransLúcidos no CineMAM”, Solar do Unhão, com a primeira edição, dia 16 de agosto, 20h, com o tema NOVAS FAMÍLIAS. Um espaço com Art Drag, cenas de teatro e debate. As filmagens viram um episódio do programa que poderá ser visto no portal Bug Latino. Diferente de tudo o que já assistiu, isso lhe podemos garantir. Venha fazer parte, contribuir, nos ajudar a fazer o bem e a permitir a felicidade a todos.

Ana Santos, professora, jornalista

 

Saladearte

http://www.saladearte.art.br/

 

Bug Latino – Portal de Comunicação Humana

buglatino.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

September 18, 2019

September 16, 2019

August 13, 2019

July 2, 2019

May 22, 2019

January 20, 2019

January 16, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga