Buscar
  • portalbuglatino

A Arte de OGBÁ



"(...) Ao mesmo tempo que tinha essa riqueza da oralidade, tinha uma curiosidade muito grande pelo material impresso. Minha mãe pegava revistas, jornais velhos, e brincávamos. Hoje eu vejo que a gente fazia uma oficina da palavra. Por exemplo, se a gente via uma imagem de uma mulher e ela estivesse com uma expressão triste, minha mãe, na brincadeira, fazia um jogo: “será que ela está triste? O sapato dela está apertado?” E aí vinha aquela brincadeira toda. Essa brincadeira em torno do material impresso despertou a curiosidade para a leitura. E como a minha mãe, naquele momento, lia, a minha tia, que me criou, também lia muito, então isso também incentivou, criou esse desejo do livro, da escrita. E como o livro era um material muito distante da realidade da gente, aquilo que é distante às vezes se torna o objeto mais desejante ainda, é aquilo que você quer. (...)"

Conceição Evaristo

Texto retirado do site Catarinas, Jornalismo com perspectiva de gênero. Entrevista de Morgani Guzzo, postada em 28/07/2021, 12:20


A Arte de ÓGBÁ

@ogba_art

@ogba_abstract

Nascido em Ipiaú teve uma infância ligada a terra, brincadeira típicas do sul baiano, conectado a natureza orgânica das cachoeiras e rios da região.

Com 3 anos de idade iniciou a sua conexão em São Paulo interagindo com a rua e seus primeiros riscos aos 14 anos começou a sua jornada nas artes plásticas, passou por coletivos de arte adquirindo experiências conceituais e evoluindo a sua habilidade artística.

Sempre visitou os avôs e a família na Bahia se reconectando a vida de Ipiaú e regando a alma baiana, conceito marcado em suas obras ao longo de sua carreira.

A cultura africana sempre presente em suas representações resgata seu caráter, origem e personalidade, eternizando através da arte o seu ser.

O processo criativo para o Ógbá vem a frente a sua execução, pela sensibilidade aos aspectos sociais e pessoas da grande cidade evoca um cardume de ideias e somado a sua habilidade pratica cria uma atmosfera rica e constante, bebendo de fontes caóticas culturais e refletindo em sua contemporaneidade.


@buglatino

A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.


Todas as 2feiras e 5feiras, Exposição de artes plásticas Bug Latino, com artistas


Siga o Bug no instagram, se inscreva no nosso canal youtube. Nos faça felizes e seja feliz junto com a gente.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo