Buscar
  • portalbuglatino

A Arte de ÓGBÁ



"Dentre as artimanhas do racismo brasileiro, a exigência de boa aparência presente nos anúncios de emprego traz como subtexto “Negros, não se apresentem’”. Pelo pequeno eufemismo da “boa aparência” e pela sutileza do “vaga já preenchida”, mantém-se a população negra em desvantagem no mercado formal de trabalho e, ao mesmo tempo, garantem-se os melhores empregos e salários para o grupo racialmente hegemônico."

(...)

"Eu considero a luta mais justa da humanidade, que é a luta por igualdade de direitos, de oportunidades, por justiça racial e social. Estamos aqui em luta e resistência, por todas as que nos antecederam, por todas as que somos hoje e por todas as que virão”

Sueli Carneiro

filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro.


A Arte de ÓGBÁ

@ogba_art

@ogba_abstract

Nascido em Ipiaú teve uma infância ligada a terra, brincadeira típicas do sul baiano, conectado a natureza orgânica das cachoeiras e rios da região.

Com 3 anos de idade iniciou a sua conexão em São Paulo interagindo com a rua e seus primeiros riscos aos 14 anos começou a sua jornada nas artes plásticas, passou por coletivos de arte adquirindo experiências conceituais e evoluindo a sua habilidade artística.

Sempre visitou os avôs e a família na Bahia se reconectando a vida de Ipiaú e regando a alma baiana, conceito marcado em suas obras ao longo de sua carreira.

A cultura africana sempre presente em suas representações resgata seu caráter, origem e personalidade, eternizando através da arte o seu ser.

O processo criativo para o Ógbá vem a frente a sua execução, pela sensibilidade aos aspectos sociais e pessoas da grande cidade evoca um cardume de ideias e somado a sua habilidade pratica cria uma atmosfera rica e constante, bebendo de fontes caóticas culturais e refletindo em sua contemporaneidade.


Todas as 2feiras e 5feiras, Exposição de artes plásticas


@buglatino

A Plataforma que te ajuda a Falar, Pensar, Ser Melhor.


@buglatino

Siga o Bug no instagram, se inscreva no nosso canal youtube. Nos faça felizes e seja feliz com a gente.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo