Uma animação profunda sobre a vida dos espíritos, suas buscas, perdas, conflitos, mas abordando o tema daquele jeito leve, Disney de ser.
Muitas vezes, pensamos que vida mais nobre é aquela que lhe reserva o sucesso absoluto, muito embora as maiores vidas que nos são apresentadas, contem a história de pessoas humildes que foram em frente e buscaram respostas para as nossas questões cruciais. Assim, podemos apontar Jesus, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Martin Luther King, Irmã Dulce – todos poderiam passar pela vida sendo insignificantes mas, ao mergulharem na busca de quem eram, ao não terem medo de mergulhar em suas águas mais profundas, nos ensinaram nobreza, dedicação, bondade e sobretudo, trabalho árduo.
Cada minuto da animação nos faz entender que o papel grandioso da vida não se conta em ouro. E a qualidade sensível com que a Disney nos conta a história simples, de uma pessoa tão simples que era apontada como simplória (era vista como simplória), mas que via, na música, uma forma de comunicação muito especial. Tão especial que virou uma missão, uma renúncia e a inspiração de outras pessoas.
O grupo de animação é perfeito, a emoção física e gestual que as personagens passam é sublime, a dor, a busca de sentido em viver, tudo ali forma uma razão de vê-lo ao lado de filhos, se lamentando por ainda não podermos fazer aquela sessão pipoca com a sobrinhada na tarde de sábado. Não achei o filme em inglês e é o que mais lamento porque a interpretação do ator original é única e feita para ser vista e apreciada, sem desmerecer o contexto dos atores dubladores brasileiros.
É um momento imperdível, especial, que aponta qualidades humanas raras – vale cada minuto, portanto. E tê-lo achado no Youtube foi perfeito – ainda que em pedacinhos somados.
Um programa incrível.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Tentava há algum tempo ver este filme. Já adorava o trailer. Aguardei que ficasse mais “livre” porque com a pandemia, as salas fechadas, tudo ficou difícil. E foi assim, de uma forma mais tosca, que o consegui ver. Deixo o link que encontrei no youtube para quem desejar. Está dublado o que eu não aprecio, mas teve de ser. Também está dividido, o que quer dizer que levamos com uns anúncios de vez em quando, mas ok. Vale o esforço. É sensacional e deve ser ainda mais num écran de cinema. Quem sabe um dia...
Belo, profundo, extraordinário. Os filmes de animação, quando são bem feitos, provocam impactos fortes. Como neste caso. Pela animação, pelo humor, pela forma simplificada como apresentam temas complexos do mundo e da vida. Sensacional. Impossível alguém não sair tocado. Impossível não provocar reflexões. Mesmo quem acha que não gosta de animação ou mesmo da temática, acredite que vai se surpreender.
Não quero dar muito spoiler. Está muito bem feito. Com conteúdo sério, não sendo pesado. Nos coloca perante as nossas vidas, as nossas escolhas, a fragilidade da vida, o caráter do ser humano. E, principalmente, sobre a importância de ser feliz, de fazer o que se gosta, de encontrar aquilo que nos provoca “faísca”, o propósito, ou o que cada um quiser chamar. E sobre como para cada um isso pode ser totalmente diferente. Sensacional. A não perder. Agora sem desculpas se ainda não viu...
Ana Santos, professora, jornalista
Informações sobre o filme
Diretor: Pete Docter, Kemp Powers
Sinopse: Depois de conseguir o show de sua vida, um pianista de jazz de Nova York de repente se vê preso em uma terra estranha entre a Terra e a vida após a morte.
https://www.imdb.com/title/tt2948372/?ref_=tt_mv_close
Trailer
https://www.imdb.com/video/vi1257423129?playlistId=tt2948372&ref_=tt_pr_ov_vi
Filme completo, dublado em português de Portugal,no youtube, dividido em partes de 3 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=CPHCvy5Ylok&list=PLnbMUKDn2qmHL6XNBrVQiAwOSZYsFqbHd&index=1